sábado, 30 de junho de 2012

A Falecida # 0 - julho de 1991

A Falecida número zero foi lançada no dia 1º de julho de 1991. Era uma noite de segunda-feira e os 100 exemplares de 20 páginas haviam ficado prontos poucas horas antes. Para lançar o fanzine, o Zé Luiz, o Milton e eu convidamos a banda de três amigos - Régis, Jefferson e Joca -, que atendiam pelo nome "Os Egoístas" (depois Motorcycle Mama e hoje Motormama).

Num anfiteatro da Unaerp quase lotado, distribuímos nosso zine, projetamos slides com desenhos de Robert Crumb e ouvimos o rock dos Egoístas. Até a TV Ribeirão apareceu e deu uma matéria no dia seguinte. O lançamento do zine também foi notícia nas páginas do jornal Folha de S. Paulo, em seu caderno local.

A Falecida # 0 foi o resultado de quase dois anos de leituras, entrevistas, quadrinhos e rock'n'roll. Suas páginas trazem entrevistas com os titãs Arnaldo Antunes e Toni Bellotto, sobre poesia concreta e seus discos, um papo com Renato Russo sobre Legião Urbana, cinema e política, trechos da poesia certeira de Charles Bukowski, um miniconto (O Segredo de Stanis) de Mário Marins e uma divertida história em quadrinhos do Rufferto, o cão do Groo, personagens do impagável Sergio Aragonés.

A capa, que você vê acima, é um trabalho do artista plástico Luiz Carlos Falcão (1961-2003). Abaixo, um pedaço do zine, a página 3, com uma entrevista com Arnaldo Antunes, que naquele tempo ainda fazia parte dos Titãs e havia acabo de lançar o seu segundo livro, "Tudos".

3 comentários:

  1. Lembro bem desta noite. Fiquei maravilhado com os slides sobre o Crumb, um dos meus iconeas dos quadrinhos. Estava junto com o Xandão e o Betinho Nicolini. Que tempos!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Arnaldinho. Bons tempos, em que a gente tinha que se virar com o que tinha em mãos. Hoje está tudo mais fácil, mas também tudo mais lento, mais preguiçoso, mais fórmula pronta. Mas não há de ser nada, vamos tirar a poeira da régua, da tesoura e da cola em bastão pra colocar A Falecida e o Boca de Porco na praça novamente!!!

    ResponderExcluir